Em meio à pandemia de Covid-19 e o crescimento exponencial das consultas remotas, ficou evidente que a Telemedicina veio para ficar. Na prática, observamos que além de otimizar o tempo e reduzir a distância entre a clínica e o paciente, esse modelo de atendimento também reúne muitos benefícios para a saúde financeira do seu negócio.
Neste artigo, vamos relembrar como a telemedicina tem sido utilizada no Brasil atualmente, quais os diferenciais e de que forma ela pode impactar os seus resultados.
O QUE É TELEMEDICINA?
De acordo com a Lei Federal nº 13.989/2020, essa prática é definida como o “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças, lesões e promoção da saúde”.
Na prática, o profissional pode adotar a teleconsulta e o telemonitoramento para se aproximar do paciente, tirar dúvidas, acompanhar tratamentos, mapear indicadores de saúde e ajudar na manutenção do seu bem-estar.
QUAIS AS EXPECTATIVAS PARA O FUTURO?
É importante lembrar que, até o momento, a telemedicina está autorizada no país em caráter excepcional, ou seja, temporariamente e apenas em função da pandemia.
Mas o Conselho Federal de Medicina, diante do fortalecimento dessa prática e seus benefícios comprovados, já se posicionou favorável à regulamentação definitiva e deve publicar uma nova norma em breve.
Para adotar o teleatendimento em conformidade com as regras, todo médico precisa registrar a consulta em um prontuário clínico, aplicar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, emitir documentos somente com assinatura eletrônica e dar todas as informações necessárias para a segurança e aderência do paciente.
COMO A TELEMEDICINA REDUZ OS CUSTOS DA CLÍNICA?
Se você ainda tem dúvidas quanto à importância dos teleatendimentos no mundo atual, aqui estão pequenos exemplos de como eles podem beneficiar os resultados financeiros do seu negócio.
Mais pacientes
A partir do momento em que a barreira física é deixada para trás, sua clínica pode atrair novos pacientes de qualquer parte do mundo, especialmente das regiões mais remotas em que há menor disponibilidade de médicos atendendo presencialmente. Quanto maior a oferta de clientes, é claro, maior a receita.
Menores taxas de absenteísmo
Com o aumento na quantidade de clientes, a preocupação fica por conta de um possível aumento nas faltas, certo? ERRADO! Uma vez que você dispõe de um serviço de agendamento on-line, confirmação automática de consultas, e o seu paciente não precisa se deslocar até o consultório, as taxas de absenteísmo caem drasticamente. Não tem trânsito, imprevistos, problemas no trabalho ou esquecimento.
Economia em infraestrutura
Com uma boa plataforma de teleconsultas, você não precisa, necessariamente, de um consultório físico, equipado e cheio de profissionais alocados para dar suporte ao dia a dia. Todos os atendimentos podem ser feitos de qualquer lugar, desde que respeitadas as normas de segurança do Conselho Federal de Medicina.
Transformação digital e produtividade
A redução de custos alcançada com a telemedicina também passa pela utilização de serviços agregados, como a possibilidade de incluir outros participantes no atendimento, adotar prontuários eletrônicos personalizáveis, contar com um sistema de prescrição digital de medicamentos e muito mais. Estamos falando aqui de menos pilhas de papéis, menos tempo gasto no preenchimento de formulários, menor tempo de espera pela consulta, rapidez na indicação de tratamentos, diagnósticos mais assertivos e maior fidelização do paciente.
Quanto maior o número de recursos disponíveis, mais tempo sobrará para você e sua equipe se dedicarem ao que realmente importa: o cuidado, o acolhimento e a assistência médica.
COMO POSSO ADOTÁ-LA, ENTÃO?
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