Skip to content

O que a minha clínica precisa para começar a usar a telemedicina?

Economia, agilidade e modernização: estes são alguns dos benefícios que a telemedicina pode trazer para a sua clínica. O recurso permite a expansão dos atendimentos, o aumento das especialidades clínicas oferecidas, praticidade na relação médico-paciente e, claro, sem prejuízos a nenhum dos envolvidos.  

Já falamos aqui no nosso blog sobre como a telemedicina pode diminuir os gastos de sua clínica!

O que é a telemedicina? 

A telemedicina pode ser definida como o uso de tecnologias da informação, como celulares, vídeos, computadores e equipamentos por um profissional médico para diagnosticar e tratar pacientes. 

Ela permite que os profissionais de saúde avaliem, diagnostiquem e tratem pacientes à distância usando as tecnologias de comunicação. Ao longo dos últimos anos, a abordagem passou por muitas evoluções – o que proporciona diversos benefícios aos pacientes

Você já se perguntou: o que a sua equipe precisa para modernizar os processos? Neste guia, vamos contar o passo a passo de tudo o que você precisa. Existem três etapas principais que precisam ser consideradas. Então, vamos por partes!

Infraestrutura

Essa etapa é de suma importância para verificar a viabilidade da implementação do sistema de gestão em sua clínica. Alguns pontos importantes que devem ser avaliados:

  • Quantidade de profissionais disponíveis para atendimento e teleconsultas;
  • Boa conexão com a internet;
  • Demanda para ampliar as especialidades disponíveis.

O ponto mais importante: o software de telemedicina que será utilizado na modernização de sua clínica. É ideal que a plataforma responda corretamente às necessidades e características de sua equipe.  

Por isso, a avaliação da infraestrutura da sua clínica é o primeiro passo: a partir dela, será possível determinar os melhores caminhos para modernizar o seu atendimento, se os equipamentos são adequados ou se precisam de alterações.

Integração

Os resultados de laudos, exames e outras informações médicas são conteúdos privados. Por isso, a segurança da informação é uma preocupação fundamental quando falamos em Telemedicina. As diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também devem ser seguidas

Assim, o segundo requisito para a implementação do sistema de telemedicina é a integração entre máquina-sistema. O ambiente digital deve ser acessado apenas por pessoas autorizadas mediante apresentação de identificação e senha. 

A organização interna do sistema também é importante. Onde as informações ficam armazenadas? O acesso é facilitado? Os conteúdos estão organizados? Há problemas de leitura? Essas são algumas perguntas pertinentes ao analisar um sistema de telemedicina. A organização é essencial para a efetividade do serviço.

Integração da equipe

Os equipamentos estão respondendo bem ao meio digital. O sistema já está pronto para uso e organizado. Agora, é preciso verificar como a equipe irá lidar com a modernização dos processos

Tenha em mente que cada especialidade médica tem procedimentos e protocolos diferentes, então o treinamento da equipe deve ser específico para cada área. Médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais que vão lidar com o sistema precisam estar bem treinados para garantir o melhor funcionamento da clínica

As máquinas, ainda, não comandam tudo. A telemedicina não substitui o trabalho; ela apenas facilita. Por essa razão, acompanhar a sua equipe antes, durante e após a instalação de softwares é de suma importância para o sucesso da clínica.
Agora você sabe o que é preciso para incluir a telemedicina na rotina da sua clínica, que tal conhecer os planos da AnClinic? Oferecemos diversas soluções personalizadas para o seu sucesso! Navegue pelo nosso site.

Postagens Relacionadas
imagem blog

Você sabia que agendamentos on-line são MENOS cancelados?

O cancelamento de consultas é uma das principais preocupações dos médicos e serviços de saúde. Mas, o que poucas pessoas sabem é que essa dor de cabeça pode ser evitada!
imagem blog

Com a telemedicina, a oftalmologia fica mais acessível

A oftalmologia é uma das especialidades médicas mais procuradas pelos brasileiros quando o objetivo é fazer consultas de acompanhamento e exames de rotina. E existe uma explicação pra isso! A
imagem blog

Meu médico sugeriu uma consulta on-line, como funciona?

Com o surgimento da pandemia de Covid-19 e a necessidade de respeitarmos o isolamento social, o número de atendimentos remotos aumentou consideravelmente em todo o país. Por se tratar de

Nenhum comentário ainda, adicione logo abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.