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6 benefícios da telemedicina para o seu paciente

Se você acompanha as notícias mais recentes ou já conferiu alguns dos nossos conteúdos, sabe que a telemedicina ganhou forças neste contexto de pandemia e, definitivamente, chegou para ficar.

Autorizada no Brasil em caráter excepcional pela Lei nº 13.989, ela compreende o uso da tecnologia para exercer a medicina e garantir a assistência, a pesquisa, a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Hoje em dia, com todos os avanços consolidados, existem muitos debates sobre a regulamentação e adoção definitiva em território nacional.

De olho no futuro e em tudo que ela pode agregar, separamos aqui os 6 maiores benefícios que a telemedicina entrega para o seu principal público, os pacientes:

1. Redução de custos

Com os desafios na economia e um orçamento familiar cada vez mais apertado, o lado financeiro também pesa na hora do paciente escolher seu médico de confiança. Na prática, as teleconsultas geralmente são ofertadas com custo menor em relação às presenciais e ainda poupam muitos gastos com transporte, viagem e estacionamento, por exemplo.

2. Facilidade para a população rural e de áreas remotas

Quando olhamos para um país de dimensões continentais – como é o caso do Brasil – sabemos que a disponibilidade de profissionais e atendimento médico de qualidade não chega em todos os pontos da mesma forma. É aí que as consultas remotas ganham força.

Antes mesmo da pandemia começar, uma pesquisa da Oregon Health & Science University com 970 pacientes mostrou que 40% reconheciam a praticidade e afirmavam considerar dar fim ao tratamento de suas doenças se precisassem manter as longas viagens até o consultório. Vale a pena ressaltar que dependendo da região, um paciente se desloca por horas para receber uma orientação de poucos minutos.

3. Melhor acompanhamento de doenças crônicas

Já mencionamos em um outro artigo que a teleconsulta se tornou fundamental para o acompanhamento de pacientes crônicos. Atualmente, através da tecnologia, muitas pessoas têm um apoio ainda mais próximo dos seus médicos e enfermeiros na hora de coletar indicadores de saúde, sinalizar uma emergência, mapear os efeitos de um tratamento e sustentar uma mudança de hábitos. Algumas pesquisas mostram, inclusive, os efeitos positivos sobre o número de hospitalizações.

4. Segurança sanitária

Talvez este seja um dos benefícios mais percebidos nesse contexto de pandemia, afinal o desenvolvimento da telemedicina no Brasil e no mundo aconteceu justamente pela necessidade das pessoas ficarem em casa e evitarem a aglomeração em clínicas médicas. Daqui pra frente, estimular os atendimentos remotos é uma forma de seguir protegendo o paciente dos riscos de infecção por vírus, bactérias e outros agentes característicos de ambientes hospitalares.

5. Maior engajamento com a própria saúde

Quando a casa vira o consultório e o paciente é devidamente orientado por uma equipe preparada, as responsabilidades aumentam e ele tem motivos de sobra para desenvolver o autocuidado. Nesse momento, é preciso não só redobrar a atenção com o próprio corpo para dar as informações precisas ao médico, como também é fundamental se comprometer fortemente com o tratamento proposto. 

6. Tratamentos multidisciplinares

Imagine que o seu paciente é recém-chegado na cidade, tem um problema de saúde que precisa de acompanhamento, já possui um médico de confiança que iniciou todas as tratativas e gostaria que vocês trabalhassem juntos. Quer um outro exemplo? Pense naquele caso complexo que exige a opinião de outros especialistas na hora de tomar as decisões. O atendimento remoto parece uma alternativa interessante, não?

No AnClinic, por exemplo, a plataforma pioneira de teleatendimento conta com o recurso de multiparticipantes, um diferencial que melhora ainda mais a experiência do seu paciente. Com ele, é possível incluir enfermeiros, familiares distantes, assistentes, especialistas e muito mais, sempre respeitando a ética médica e a privacidade das informações.

COMO IMPLEMENTAR A TELEMEDICINA NA SUA CLÍNICA?

Agora que você já conhece os maiores benefícios do atendimento remoto para os seus pacientes e tem o desejo de iniciar a transformação digital da sua clínica, o primeiro passo é adotar uma ferramenta completa que ofereça todos os recursos necessários para a prática.

O AnClinic é referência no assunto e possui uma solução completa de gestão médica, reunindo facilidades como o agendamento on-line de consultas, prontuário eletrônico personalizável, prescrição digital de medicamentos, relatórios financeiros, controle de estoque, integração com convênios, armazenamento em nuvem e muito mais. Navegue pelo nosso site, conheça os planos disponíveis e faça seu teste gratuito.

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