QUAL É O FUTURO DA TELEMEDICINA NO BRASIL?

Com a chegada da pandemia de Covid-19 e a publicação do Ofício nº 1756/2020, do Conselho Federal de Medicina (CFM), a prática de Telemedicina ganhou corpo no Brasil e não para de crescer, deixando de ser uma tendência para se firmar como uma realidade indispensável para a saúde do país.

De olho no futuro, elencamos alguns pontos de atenção e recursos que podem se fazer necessários para otimizar a experiência do paciente e destacar seu consultório frente aos demais.

REGULAMENTAÇÃO

Atualmente, com base na Lei Federal nº 13.989/2020, a telemedicina está autorizada em caráter excepcional, respeitando-se a obrigatoriedade do registro de atendimento em prontuário clínico, aplicação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e emissão de documentos somente com assinatura eletrônica.

O CFM já se posicionou favorável à regulamentação da prática de maneira definitiva, devendo publicar a nova norma até o fim da pandemia. Segundo os representantes do órgão, essa resolução deverá se estruturar em cinco princípios essenciais: a relevância da relação médico-paciente, o papel central do médico, o reconhecimento do atendimento presencial como padrão-ouro, a tecnologia como facilitadora no acesso à saúde e o respeito à ética e privacidade de dados.

Vale a pena mencionar que a publicação será fundamental para compreendermos todas as regras, limitações, desafios e possibilidades a serem exploradas. 

EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

No início de 2020, quando as teleconsultas foram incorporadas em maior escala no dia a dia dos brasileiros, muito se questionava sobre a segurança dos atendimentos, requisitos técnicos, forma de pagamento, emissão de receitas, etc… Hoje em dia, com a superação de boa parte desses desafios, entendemos que o ponto-chave para deixar o paciente confortável é a confiança transmitida pelo médico nas orientações dadas antes, durante e após a consulta.

Recentemente, publicamos um artigo sobre os segredos de uma boa teleconsulta, destacando os principais cuidados, competências técnicas e comportamentos que o médico deve ter em seu dia a dia. Não deixe de conferir as dicas e colocá-las em prática.

FUNCIONALIDADES ASSOCIADAS

Quanto mais recursos estiverem à sua disposição, melhor! Essa é uma regra básica não apenas para o futuro, mas também para o presente.

Além de contar com uma plataforma de vídeo com boa qualidade de som, imagem e conexão, é essencial investir em segurança e privacidade. Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todo profissional deve zelar pela integridade das informações privadas de seus pacientes, principalmente quando se trata de dados sensíveis como são os de saúde.

Outras facilidades já disponíveis no mercado e que podem agregar valor ao seu dia a dia são: o armazenamento de documentos na nuvem, assinatura eletrônica com respaldo jurídico, prescrição digital de medicamentos, prontuário eletrônico, agendamento on-line e confirmação automática de consultas.

Essas e outras soluções estão ao seu alcance pelo melhor custo-benefício do mercado através do AnClinic, sistema completo de gestão médica. Saiba mais sobre a ferramenta e faça um TESTE GRATUITO clicando AQUI.