O atendimento humanizado faz toda a diferença na consulta online

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade, em especial na área da saúde. A adoção de consultas médicas online, também conhecidas como teleconsultas ou consultas online, tornou-se uma alternativa para evitar a exposição desnecessária dos pacientes ao vírus.

No entanto, para que esse tipo de consulta seja eficiente, é necessário que os profissionais de saúde adotem uma abordagem humanizada. Você que é médico e pratica consultas online, já sabe como fazer isso? Então continue a leitura e veja algumas boas práticas para o atendimento humanizado a distância.

O que é a medicina humanizada?

O atendimento humanizado é uma maneira de tratar o paciente de forma integral, levando em consideração não apenas o seu quadro clínico, mas também suas emoções, crenças e valores

Essa abordagem é fundamental na área da saúde, pois permite ao profissional de saúde entender melhor as necessidades do paciente e proporcionar um atendimento mais efetivo e satisfatório. 

Além disso, quando se trata de diagnósticos confirmados, independentemente da gravidade ou da facilidade de tratamento, os pacientes buscam no médico uma figura de segurança e apoio para enfrentar a situação.

Dicas para fazer o seu atendimento online mais humanizado

Separamos quatro dicas para ajudar ainda mais a experiência do seu paciente durante as consultas:

  1. Antes de iniciar a consulta online, deixe claro para o paciente como ela será realizada

Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de teleconsultas já foram realizadas. Isso não significa que o paciente já teve experiência com uma, daí a importância de orientar o paciente sobre o funcionamento do atendimento remoto.

  1. A humanização da consulta começa pela linguagem acessível

O vocabulário médico é rico em palavras difíceis, termos e nome de doenças. É preciso e importante ensinar o paciente o nome da sua própria doença e o tratamento, mas, é igualmente importante que ele compreenda as explicações.

É importante considerar a individualidade de cada paciente, há aqueles que possuem maior acesso à informação, porém, outros necessitam de mais apoio.

  1. Tenha um ambiente específico para o trabalho de forma que possa evitar distrações

Não há nada mais deselegante e desrespeitoso para o paciente do que não se sentir o foco durante a sua consulta. Aqui vale duas dicas importantes: evite o uso do celular e feche as abas desnecessárias do computador.

  1. Escolha uma plataforma de consulta online segura e eficiente

É fundamental selecionar cuidadosamente as plataformas de teleconsulta a serem utilizadas para atender os pacientes remotamente. 

Optar por uma solução confiável, segura e especialmente criada para esse fim é muito mais vantajoso do que recorrer às ferramentas de vídeo convencionais. Nesse sentido, você pode confiar no AnClinic, nosso aplicativo de gestão de teleconsultas. 

Se você está em busca de uma plataforma que te ajude a gerenciar seus atendimentos online e a sua clínica, o AnClinic pode ser a solução ideal! Entre em contato com nosso time e tire suas dúvidas.