Descubra 10 maneiras de encantar e fidelizar seus PACIENTES

Fidelizar os pacientes é uma tarefa árdua nos tempos atuais, em que o conceito de “médico da família” está cada vez mais em desuso. Porém, não é impossível!

Pensando no mercado da medicina, manter os pacientes já conhecidos retornando para novas consultas e tratamento é mais vantajoso e menos oneroso do que estar sempre trabalhando para atrair novos pacientes. Mas para que seja possível essa fidelização, o médico e todos os outros fatores envolvidos nas consultas, exames e na clínica, precisam encantar o paciente.

Para isso, separamos 10 dicas para que você possa encantar e fidelizar seus pacientes!

Todo encontro importa

A primeira impressão é muito importante, então o médico precisa deixar o paciente encantado ao transformar uma simples consulta em uma experiência memorável. Porém, não são apenas os primeiros 30 segundos que importam. Todos os outros encontros também importam e por isso é essencial que a comunicação seja acolhedora e assertiva. Isso vale tanto para pacientes, quanto para fornecedores, vendedores, representantes de convênios e todas as pessoas envolvidas no dia a dia da clínica médica.

A estrutura da clínica também é essencial

A estrutura da clínica também deve transmitir uma imagem de segurança, conforto e acolhimento aos pacientes. De que ali, eles estão no local correto para garantir mais saúde e maior qualidade de vida. A estrutura da recepção e seus servidores também devem ser acolhedores e empáticos com os pacientes e com toda a outra gama de clientes e representantes que por ali passam.

Trate os pacientes com respeito

A fidelização depende muito de tratar os pacientes e seus acompanhantes com respeito, evitando sentimento de inadequação ou de que estão sendo intrusos durante o atendimento. O respeito também deve ser estendido a todas as pessoas que tenham negócios com a clínica, bem como com o quadro de funcionários, que também devem atender pacientes, acompanhantes e quaisquer outros com respeito.

Dê atenção às preocupações e necessidades dos pacientes

É essencial manter a escuta acolhedora com os pacientes, para que eles se sintam compreendidos e acolhidos. Mesmo que seja alguma história que pareça trivial, escute. Dê atenção e entenda o paciente. Nada melhor do que se sentir acolhido de todas as formas. Garantir contato e atendimento humanizado são essenciais para a fidelização.

Tenha um software de gerenciamento

Escolha um software que te ajude a otimizar os atendimentos, sejam presenciais ou através da telemedicina. O AnClinic, por exemplo, é um software que auxilia no gerenciamento dos pacientes através de agendamento online, prontuários de pacientes e prescrição digital, além de também colaborar com o gerenciamento financeiro, teleconsulta e faturamento particular.

Antecipe problemas e obstáculos

Esteja ciente dos possíveis problemas e obstáculos que possam afetar a fidelização dos pacientes para que a melhor solução seja encontrada. Por exemplo, você tem muitos pacientes que são funcionários de uma empresa que passará por mudanças no convênio médico. Uma estratégia proativa pode ter um grande impacto na retenção de pacientes.

Seja pontual

Preze pela pontualidade dos horários das consultas e exames. Ninguém gosta de ficar esperando muito tempo. Claro que atrasos acontecem e não há como evitar, porém sempre tente se manter o mais pontual possível dentro das condições do momento.

Confirme a consulta com antecedência

Realize a confirmação da consulta com antecedência, no dia anterior, por exemplo. É uma ótima abordagem que faz o paciente se sentir valorizado e entender que você também se importa com a programação dele.

Entre em contato quando as visitas estiverem atrasadas

Entre em contato com seus pacientes quando já passou do tempo que eles deveriam retornar para consultas de rotina ou tratamentos. Um aviso bastante simples já é o suficiente para que os pacientes se sintam valorizados.

Faça pesquisa de opinião com os pacientes

É importante realizar pesquisas de opinião com seus pacientes e clientes para entender melhor o que pode ser melhorado no atendimento. Além disso, se você tem uma alta taxa de pacientes não fidelizados, é importante entender quais são os problemas para que soluções assertivas possam ser encontradas.

Esperamos que com essas dicas, encantar e fidelizar seus pacientes se torne uma tarefa mais simples!

Se você está em busca de uma plataforma que te ajude a gerenciar seus atendimentos e a sua clínica, o AnClinic pode ser a solução ideal! Entre em contato com nosso time e tire suas dúvidas.