Skip to content

Meu médico sugeriu uma consulta on-line, como funciona?

Com o surgimento da pandemia de Covid-19 e a necessidade de respeitarmos o isolamento social, o número de atendimentos remotos aumentou consideravelmente em todo o país.

Por se tratar de algo relativamente novo para todos, ainda notamos que muita gente se pergunta se a consulta on-line é boa, se realmente vale a pena conversar com um médico à distância e quais passos são importantes de serem seguidos durante um atendimento.

Este artigo vai servir para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer, de uma vez por todas, como as teleconsultas podem te beneficiar no dia a dia.

O QUE É TELECONSULTA?

Como o próprio nome indica, a teleconsulta nada mais é do que uma consulta médica realizada à distância, de maneira consensual entre todos os envolvidos, e que funciona por meio de tecnologias de áudio e vídeo que facilitam o contato entre o médico e o paciente.

Atualmente, a prática de atendimentos remotos está autorizada no Brasil em caráter excepcional, ou seja, enquanto durar a pandemia de Covid-19. Por outro lado, é bom reforçar que já existem estudos e tratativas das autoridades para que essa modalidade seja adotada de maneira definitiva.

Outro ponto que todos devem ter em mente é o fato de que o Conselho Federal de Medicina (CFM) define uma série de obrigações que todo médico precisa garantir para que a consulta à distância tenha a máxima segurança, ética e transparência. Você pode conferir a lista completa de orientações clicando aqui.

COMO FUNCIONA UMA CONSULTA ON-LINE?

Se você precisa consultar um médico e ele já te recomendou um atendimento on-line, não se preocupe, você pode confiar! 

Nesses dois anos de pandemia, a telemedicina já se consolidou como uma importante alternativa para cuidar da saúde das pessoas, principalmente neste contexto em que precisamos evitar as ruas e temos uma oferta menor de profissionais para nos atender.

Se a sua cidade tem poucos médicos em determinada especialidade, por exemplo, essa modalidade de consultas remotas abre novas possibilidades e garante que a sua saúde não seja prejudicada.

Quer mais um motivo para considerar essa opção? As teleconsultas permitem que você converse com o médico estando em qualquer local, inclusive na sua casa ou trabalho, de uma forma rápida, prática e acessível. 

Pense bem… Você já precisou se locomover até o consultório apenas para apresentar os resultados do exame e sair em poucos minutos? Com essa nova possibilidade não é preciso arrumar alguém para ficar com os filhos, se deslocar pela cidade, gastar um dinheiro a mais com o transporte ou até mesmo desmarcar um outro compromisso importante logo em seguida. Convenhamos, a experiência e o conforto também entram em jogo.

E caminhando direto ao ponto, confira a seguir algumas dicas importantes para entender como as consultas on-line funcionam e como você pode garantir que tudo corra da melhor maneira possível:

  • Converse abertamente com o seu médico. Em muitos casos, recomenda-se que a primeira consulta seja presencial.
  • Existem muitas ferramentas de atendimento remoto, mas o ideal é que o seu médico utilize uma plataforma própria para as teleconsultas, protegendo assim o sigilo das informações e a qualidade da transmissão.
  • Não existe uma regra única para cobrança e meio de pagamento. Isso deve ser definido e acordado junto ao seu médico.
  • Você vai precisar de um aparelho eletrônico (smartphone, tablet ou computador) com acesso à internet. É importante estar com áudio e vídeo funcionando corretamente, bem como uma carga suficiente de bateria para não interromper a consulta repentinamente.
  • Reserve um espaço seguro, sigiloso e silencioso para conversar com o médico. Você precisa ouvir e ser ouvido sem interrupções.
  • Fique atento(a) ao horário da consulta e entre na chamada alguns minutos antes.
  • Lembre-se que, assim como acontece nas consultas presenciais, as remotas também podem sofrer um pequeno atraso por atendimentos a outros pacientes.
  • Separe seus exames anteriores e apresente durante o atendimento. As boas plataformas permitem que você compartilhe os documentos sem recorrer a outras telas, o que de fato é mais rápido e seguro.
  • O médico pode prescrever exames e medicamentos normalmente, assim como nas consultas presenciais, desde que o documento seja devidamente assinado.
  • Um outro benefício interessante das teleconsultas é o fato de que, em um mesmo atendimento, você pode reunir enfermeiros, nutricionistas, um familiar, um especialista ou qualquer outra pessoa importante para o debate. É o que chamamos de teleconsulta com multiparticipantes.

Agora que você já tem todas as informações necessárias para fazer a consulta on-line, aproveite a oportunidade, tire mais dúvidas com o médico, converse sobre todas as possibilidades e cuide da sua saúde. Os teleatendimentos vieram para ficar!

Postagens Relacionadas
imagem blog

O que a minha clínica precisa para começar a usar a telemedicina?

Economia, agilidade e modernização: estes são alguns dos benefícios que a telemedicina pode trazer para a sua clínica. O recurso permite a expansão dos atendimentos, o aumento das especialidades clínicas
imagem blog

Você sabia que agendamentos on-line são MENOS cancelados?

O cancelamento de consultas é uma das principais preocupações dos médicos e serviços de saúde. Mas, o que poucas pessoas sabem é que essa dor de cabeça pode ser evitada!
imagem blog

Com a telemedicina, a oftalmologia fica mais acessível

A oftalmologia é uma das especialidades médicas mais procuradas pelos brasileiros quando o objetivo é fazer consultas de acompanhamento e exames de rotina. E existe uma explicação pra isso! A

Nenhum comentário ainda, adicione logo abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.