A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade, em especial na área da saúde. A adoção de consultas médicas online, também conhecidas como teleconsultas ou consultas online, tornou-se uma alternativa para evitar a exposição desnecessária dos pacientes ao vírus.
No entanto, para que esse tipo de consulta seja eficiente, é necessário que os profissionais de saúde adotem uma abordagem humanizada. Você que é médico e pratica consultas online, já sabe como fazer isso? Então continue a leitura e veja algumas boas práticas para o atendimento humanizado a distância.
O que é a medicina humanizada?
O atendimento humanizado é uma maneira de tratar o paciente de forma integral, levando em consideração não apenas o seu quadro clínico, mas também suas emoções, crenças e valores.
Essa abordagem é fundamental na área da saúde, pois permite ao profissional de saúde entender melhor as necessidades do paciente e proporcionar um atendimento mais efetivo e satisfatório.
Além disso, quando se trata de diagnósticos confirmados, independentemente da gravidade ou da facilidade de tratamento, os pacientes buscam no médico uma figura de segurança e apoio para enfrentar a situação.
- Veja também: Dica para os Drs: através da teleconsulta também é possível obter informações do exame físico
Dicas para fazer o seu atendimento online mais humanizado
Separamos quatro dicas para ajudar ainda mais a experiência do seu paciente durante as consultas:
- Antes de iniciar a consulta online, deixe claro para o paciente como ela será realizada
Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de teleconsultas já foram realizadas. Isso não significa que o paciente já teve experiência com uma, daí a importância de orientar o paciente sobre o funcionamento do atendimento remoto.
- A humanização da consulta começa pela linguagem acessível
O vocabulário médico é rico em palavras difíceis, termos e nome de doenças. É preciso e importante ensinar o paciente o nome da sua própria doença e o tratamento, mas, é igualmente importante que ele compreenda as explicações.
É importante considerar a individualidade de cada paciente, há aqueles que possuem maior acesso à informação, porém, outros necessitam de mais apoio.
- Tenha um ambiente específico para o trabalho de forma que possa evitar distrações
Não há nada mais deselegante e desrespeitoso para o paciente do que não se sentir o foco durante a sua consulta. Aqui vale duas dicas importantes: evite o uso do celular e feche as abas desnecessárias do computador.
- Escolha uma plataforma de consulta online segura e eficiente
É fundamental selecionar cuidadosamente as plataformas de teleconsulta a serem utilizadas para atender os pacientes remotamente.
Optar por uma solução confiável, segura e especialmente criada para esse fim é muito mais vantajoso do que recorrer às ferramentas de vídeo convencionais. Nesse sentido, você pode confiar no AnClinic, nosso aplicativo de gestão de teleconsultas.
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