As consultas por telemedicina se tornaram cada vez mais frequentes após a pandemia de Covid-19. A teleconsulta facilita a vida das pessoas por meio do uso de tecnologia aliada à saúde e também a dos médicos, por trazer informações relevantes sobre o exame físico.
Embora não seja possível auscultar o paciente à distância e coletar alguns dados, a teleconsulta pode ser fundamental para obtenção de uma anamnese e também de alguns sinais visuais. Quer entender melhor? Prossiga a leitura.
A importância do exame físico
O exame físico consiste em um conjunto de técnicas adotadas pelo médico para analisar o quadro de saúde de um paciente. Por meio desse exame, o profissional pode identificar alterações e obter informações objetivas sobre elas.
Para isso, o médico lança mão de algumas semiotécnicas como palpação, auscultação e percussão para coletar informações usando os sentidos do seu próprio corpo.
Essas informações, em conjunto com aquelas coletadas de modo subjetivo na anamnese, irão nortear o diagnóstico do profissional e o tratamento mais adequado a determinado paciente.
Como obter informações do exame físico na teleconsulta
O exame físico pode parecer desafiador à distância, mas você pode coletar algumas informações importantes por meio da teleconsulta. Confira as dicas que separamos para te ajudar.
1) Avalie o estado geral do paciente
Em um primeiro momento, você pode obter as impressões gerais do estado de saúde do paciente. Observe se a tonalidade do rosto está normal, se a pele está íntegra, se há escoriações e como o paciente se comporta.
Esses dados podem ajudar em um diagnóstico de saúde e também na identificação de algum caso de violência doméstica.
2) Peça ajuda do paciente para analisar os sinais vitais
Alguns pacientes podem apresentar suspeita de quadros de inflamação ou tumorais. Nesse sentido, você deve orientar seu paciente quanto à palpação de linfonodos em região cervical para anotar as impressões que ele tiver.
Além disso, no caso da suspeita de alterações no batimento cardíaco, oriente seu paciente para a contagem dos batimentos por minuto. Assim, você pode obter alguns sinais vitais com a ajuda dele.
Se o paciente tiver acesso a algum aparelho para aferição de pressão arterial, oxímetro ou termômetro, você pode orientar o uso correto para coletar ainda mais informações no exame físico.
3) Busque informações sobre a queixa por meio de fotos ou vídeos autorizados
Se ainda tiver alguma dificuldade para identificar os sinais vitais ou precisar de mais informações sobre a queixa principal do paciente, você pode solicitar, mediante autorização, o envio de fotos ou vídeos que remetam à sua queixa.
Dessa forma, você poderá analisar consistência e coloração de lesões ou ainda a movimentação da caixa torácica. Além disso, no momento da ligação, você pode orientar o paciente para apontar o local de alguma lesão ou demonstrar como está sua respiração, por exemplo.
A teleconsulta pode ser mais produtiva com o AnClinic
Se você precisa de um software para gerir suas teleconsultas, o AnClinic pode ser a solução ideal. Por meio da nossa plataforma, você encontra um sistema completo para planejar seus atendimentos com qualidade de imagem. Assim, as informações para seu exame físico podem ser coletadas com maior acurácia.
Ficou interessado? Entre em contato com nosso time e faça um teste agora mesmo clicando aqui!