Você sabia que agendamentos on-line são MENOS cancelados?

O cancelamento de consultas é uma das principais preocupações dos médicos e serviços de saúde. Mas, o que poucas pessoas sabem é que essa dor de cabeça pode ser evitada! Esse texto foi feito para você – profissional de saúde – que precisa lidar com esse problema no dia a dia.

Consequências do cancelamento de consultas

  • Consultas desmarcadas com frequência podem afetar o faturamento e o planejamento de uma clínica. 
  • Quando um paciente não comparece ao atendimento, a clínica perde um tempo valioso – que poderia ser substituído por outras atividades importantes.
  • Se o cancelamento ocorrer com frequência, pode haver insatisfação dos profissionais e piora dos resultados, inclusive, para a saúde dos pacientes.

É por isso que as estratégias para diminuir o cancelamento de consultas são muito necessárias para o bom funcionamento de um serviço de saúde. Uma delas é o agendamento de consultas de forma online, uma das soluções oferecidas pela AnClinic para modernizar o atendimento aos seus pacientes.

Agendamentos online podem ajudar!

Marcar consultas pela internet pode diminuir os cancelamentos? Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, fizeram a mesma pergunta e decidiram estudar como a internet pode facilitar o agendamento de consultas 

Eles analisaram a relação entre fatores como idade, gênero e acesso à internet na taxa de cancelamento em clínicas dermatológicas. Durante 6 meses, os cientistas também compararam os índices de absenteísmo entre os serviços online de agendamento e as formas tradicionais, como presencial. 

Os resultados mostram que, no geral, o cancelamento dos atendimentos solicitados pela internet foi menor que as consultas agendadas de forma presencial.

3 vantagens do agendamento online para a sua clínica

A internet veio para ficar. Atualmente, diversos locais já utilizam o agendamento online para trazer a melhor experiência aos seus clientes: bancos, restaurantes, cinemas. Com a medicina, não poderia ser diferente. Já te explicamos que esse tipo de programação tem o potencial de diminuir os cancelamentos em sua clínica/consultório. Agora, você vai entender os benefícios:

1. Liberdade

Pense em um paciente que trabalha durante o dia todo e precisa agendar uma consulta. O horário ideal para agendá-la com calma e no conforto de casa é durante a noite ou aos finais de semana. 

E se a sua clínica funcionar apenas em horário comercial? Com o agendamento online, o paciente tem a liberdade de solicitar um agendamento no horário mais propício para a sua realidade.

2. Visibilidade

A internet funciona em todos os horários. Então, um paciente pode visualizar um anúncio sobre o seu trabalho aos finais de semana ou durante a noite e agendar a consulta.

No entanto, caso a clínica agende consultas apenas pelo WhatsApp ou telefone, há o risco de o paciente esquecer, visto que precisará entrar em contato em horário comercial.

Porém, se você oferece o serviço de agendamento de consultas online, o paciente pode solicitar o agendamento logo após visualizar o anúncio

3. Agilidade

“Na quinta de manhã você pode? E na sexta você está ocupado? E se marcássemos para a tarde?” Já ouvimos esse diálogo diversas vezes. Por isso, marcar uma consulta por telefone retira valiosos minutos da sua equipe. 

Por isso, o agendamento online pode poupar essas perguntas uma vez que o próprio paciente escolhe o melhor horário entre os disponíveis.

Quer saber mais benefícios do agendamento online? Leia o nosso texto completo sobre o assunto!