Concomitante ao avanço de novas tecnologias, a área da saúde tem se desenvolvido bastante na tecnologia da informação. Um dos principais exemplos nesse contexto é a telemedicina, e a sua frente mais significativa, a teleconsulta. O atendimento médico remoto, ou teleconsulta, foi liberado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2020, devido à pandemia de COVID-19 e todas as práticas da telemedicina foram regulamentadas em 2022.
A telemedicina e a teleconsulta
As práticas em telemedicina trazem inúmeros benefícios tanto para pacientes quanto para profissionais da saúde, como a ampliação de atendimento, redução de custos, segurança e comodidade. A teleconsulta, nada mais é do que uma consulta médica realizada de forma remota e utilizando tecnologias seguras de comunicação, como aplicativos de vídeo-chamada e de troca de arquivos.
A teleconsulta é indicada para casos de primeiro atendimento, acompanhamento e supervisão em diversas áreas médicas, como psiquiatria, cardiologia, reabilitação e entre outras. Além disso, a teleconsulta não é restrita para médicos e também inclui enfermagem e cuidados primários.
Ao utilizar os serviços de teleconsulta, pacientes e profissionais da saúde otimizam seu tempo e os profissionais podem aumentar a capacidade de atendimento. Ademais, as empresas também são instituições que se beneficiam bastante da telemedicina no contexto da saúde ocupacional.
Vantagens da telemedicina nas empresas
O uso das tecnologias em saúde no ambiente empresarial também é muito benéfico, tanto para empresa quanto para os colaboradores. A telemedicina proporciona a redução de custos operacionais com clínicas, hospitais e outros centros de saúde, bem como da enfermaria interna da empresa, ao passo que amplia a oferta de serviços médicos e torna a entrega de exames e laudos mais rápidos. Aqui é importante ressaltar que consultas admissionais e demissionais não podem ser realizadas através da teleconsulta, necessitando de atendimento presencial.
A teleconsulta permite que as empresas ofereçam consultas médicas remotas aos seus funcionários em casos de problemas leves. Além de também proporcionar maior facilidade nos trâmites burocráticos envolvidos no afastamento de funcionários que estejam com doenças infecciosas e maior comodidade e segurança para o paciente.
Outra vantagem da telemedicina nas empresas é fornecer o cuidado com a vida do trabalhador de forma preventiva, prezando pelo bem-estar e qualidade de vida dos mesmos. Com essas a teleconsulta alinhada com o telediagnóstico atuam de forma preventiva na saúde dos funcionários, detectando cedo qualquer eventual problema e facilitando o tratamento.
Para que as empresas ofereçam serviços de telemedicina para seus funcionários, é essencial o apoio de tecnologias de ponta que garantam a segurança de dados e facilitem a interação entre profissionais de saúde e pacientes. O AnClinic é um sistema para gestão em saúde e telemedicina que oferece funcionalidades desenvolvidas para otimizar e facilitar os atendimentos. Entre em contato com nosso time clicando aqui e conheça nossos planos!