Em um mundo cada vez mais digital e conectado, quebrar as barreiras de tempo e espaço deixou de ser uma tendência e já virou realidade – para não dizer necessidade.
O número de usuários de internet no Brasil, segundo o IBGE, chegou a 134 milhões em 2019, e redefiniu os hábitos de vida na hora de se comunicar. A rapidez no compartilhamento de conteúdo nas redes sociais e a praticidade da conversa via aplicativos de mensagem instantânea têm colocado as ligações telefônicas cada vez mais em segundo plano. Não é o fim, é claro, mas exige que os negócios se adaptem.
Os consultórios médicos se acostumaram a receber ligações para marcação de consultas, um recurso válido, mas que esbarra em algumas limitações.
Separamos 4 motivos para que a sua clínica ou consultório invista no agendamento on-line o quanto antes.
O SERVIÇO É 24 HORAS
A menos que você disponha de uma central de atendimento telefônica 24 horas por dia, o paciente não poderá confirmar uma consulta a qualquer momento. Em um cenário mais comum, por exemplo, seria necessário aguardar o próximo dia útil para ligar no horário comercial.
E se ele perder o interesse, esquecer ou encontrar facilidade em outro profissional?
Com o agendamento on-line, se o cliente navega pelas redes sociais ou sites de busca, encontra o seu serviço e tem interesse em se consultar, não importa qual seja a hora, ele será atendido, e isso vale para os sábados, domingos, feriados e madrugadas.
SUA EQUIPE GANHA PRODUTIVIDADE
O agendamento digital é, de modo geral, mais rápido que o telefônico e não demanda a presença assídua de um colaborador dedicado à função.
Enquanto o paciente confere os horários disponíveis, pensa na melhor opção e define sua escolha, os funcionários podem direcionar a atenção para a recepção, apoiar na gestão de cadastros e render muito mais.
O PACIENTE NÃO ESQUECE
O absenteísmo tem grande impacto nos resultados administrativos e financeiros de qualquer negócio, inclusive dos consultórios médicos.
Ter um sistema de agendamento on-line ganha outro patamar se você também puder contar com um serviço de envio de lembretes e confirmações via e-mail, SMS ou WhatsApp. O cliente pode sinalizar a presença, recusa ou remarcação com antecedência, evitando imprevistos desagradáveis.
Vale a pena mencionar também que esse tipo de facilidade faz o paciente se sentir importante, acolhido e respeitado, abrindo portas para a construção de uma relação de confiança entre vocês.
A EXPERIÊNCIA É OUTRA!
Imagine a sensação de encontrar o médico perfeito, mas ter que esperar o outro dia para ligar e marcar a consulta. Em um dia corrido, isso pode significar o sacrifício de alguns minutos valiosos no almoço.
E se na hora da ligação a linha estiver ocupada? E se a rede estiver com problemas e você não conseguir o contato?Entende os riscos que podem afetar a jornada de um cliente?
Seria muito melhor poder resolver tudo na mesma tela. Você conhece o médico, abre o site ou aplicativo, enxerga todos os dias e horários disponíveis – sem precisar checar um a um com a atendente – seleciona o melhor para você, recebe lembretes que garantem a presença, é recebido por uma equipe bem disposta, com fôlego e atenciosa, e no fim de tudo ainda pode deixar sua avaliação. As chances de fidelização são bem maiores, não acha?
TUDO ISSO E MUITO MAIS
Se o agendamento on-line de consultas e o serviço de confirmação podem fazer tudo isso pela sua clínica, certamente será ainda melhor poder contar com outras facilidades que derrubam, de uma vez por todas, as burocracias da rotina médica.
Com o AnClinic você tem esses dois recursos à disposição, além de uma gestão completa: relatórios financeiros intuitivos, controle de estoque e faturamento, prontuário eletrônico, sistema de prescrição digital de medicamentos, plataforma de telemedicina com pagamento on-line e muito mais. Nosso sistema tem uma interface moderna e oferece tudo que você precisa pelo melhor custo-benefício do mercado.
Aproveite para fazer um TESTE GRATUITO por 15 DIAS e mudar, a partir de agora, o patamar do seu negócio.