Nos últimos anos, a telemedicina tem se tornado uma opção cada vez mais popular e acessível para pacientes de todas as idades. No entanto, um grupo em particular que tem se beneficiado muito dessa tecnologia são os pacientes da terceira idade. A teleconsulta vem recebendo uma boa aceitação entre esse público e traz muitos benefícios para a saúde nessa faixa etária.
Essa modalidade de atendimento vem ganhando cada vez mais espaço na área da saúde, especialmente após a pandemia de Covid-19. Mas, afinal, a teleconsulta é uma opção viável para pacientes da terceira idade? É o que veremos a seguir.
Os desafios que os idosos enfrentam para cuidar da saúde pós-pandemia
Os desafios para pessoas da terceira idade cuidarem da saúde pós-pandemia são muitos. Primeiro, muitos idosos têm dificuldades de locomoção, o que pode dificultar para eles ir a consultas médicas ou realizar exames de rotina.
Estudos indicam que muitos desses idosos possuem dificuldades de locomoção e transporte, o que pode tornar o acesso a serviços de saúde presenciais mais difícil e até mesmo impossível em alguns casos.
Além disso, como pessoas acima dos 60 anos são consideradas um grupo de risco para a COVID-19, gripe, e outras doenças, eles podem ter receio de sair de casa para ir ao médico ou outros serviços de saúde presenciais.
Outra dificuldade que a população idosa enfrenta é o acesso a serviços de saúde de qualidade, especialmente em áreas rurais ou remotas. A falta de profissionais de saúde e instalações médicas adequadas nessas áreas pode dificultar para os idosos obterem cuidados de saúde preventivos e curativos.
Nesse contexto, a teleconsulta surge como uma alternativa viável e segura para esses pacientes
A primeira vantagem da telemedicina para os idosos é a facilidade de acesso aos cuidados médicos. Com o atendimento médico remoto, esses pacientes podem ter acesso a um médico ou especialista sem sair de casa, utilizando apenas um dispositivo com conexão à internet.
Outra vantagem da telemedicina é a praticidade e a comodidade que ela oferece às pessoas maduras. Consultas médicas presenciais podem ser cansativas e demoradas, e muitas vezes envolvem deslocamentos longos e desconfortáveis. Com os serviços de saúde realizados de forma 100% online, os pacientes podem realizar suas consultas sem precisar enfrentar o trânsito ou as longas filas de espera em hospitais e clínicas.
Além disso, a telessaúde tem se mostrado eficiente para a prevenção e o tratamento de doenças crônicas, comuns na terceira idade. Com o acompanhamento médico regular facilitado, é possível o controle e monitoramento dessas doenças com mais praticidade.
Como o AnClinic pode ajudar a terceira idade a manter a rotina de cuidados sem sair de casa
O AnClinic oferece soluções que facilitam o acesso à saúde entre clínicas, médicos e hospitais no cuidado com os seus pacientes. A nossa plataforma conta com diversos recursos para a sua clínica oferecer aos seus pacientes um atendimento com mais comodidade.
Basta escolher a opção que melhor atende às necessidades e orçamento do seu consultório, sem abrir mão da qualidade e segurança do serviço.
Outra funcionalidade importante é o recurso de multiparticipantes, que permite que o paciente tenha um acompanhante durante a consulta médica. Isso pode ser especialmente útil para pessoas idosas que precisam de um cuidador ou acompanhante para ajudá-las durante a consulta.
Se, assim como nós, você também acredita que a Medicina à distância é a melhor opção para os seus pacientes, acesse o site e conheça os nossos planos.