5 FORMAS DE AUMENTAR A SATISFAÇÃO DO SEU PACIENTE

Neste contexto tão desafiador em que os cuidados com a saúde se tornaram a pauta principal da mídia, e até mesmo dos almoços de família, a relação médico-paciente também se transformou. 

Uma pesquisa do Google Consumer Survey realizada no início do ano já apontava que 35% dos brasileiros pretendiam dedicar mais tempo à saúde em 2021. E se hoje passamos a enxergar esse hábito como uma questão de longevidade e qualidade de vida, a exigência com o atendimento recebido, é claro, também aumentou.

O paciente que procura um consultório médico quer, antes de tudo, ter seu problema resolvido, mas também não abre mão de uma abordagem atenciosa, interativa e acolhedora por parte de quem o atende.

Na prática, para te ajudar a corresponder melhor às expectativas, separamos 5 dicas acessíveis de como aumentar a satisfação de cada pessoa que entra na sua clínica.

1 – BUSQUE BOAS REFERÊNCIAS

Nessas horas, é importante ter uma visão de gestor que busca o melhor para o seu negócio, e para isso avalia os pontos positivos da concorrência – e não precisa ser, necessariamente, na área da medicina ou da saúde.

Como outros médicos se comunicam nas redes sociais e nas suas publicidades? Como é a estrutura dos melhores hospitais da região? O que o seu médico de confiança tem e que mais te agrada enquanto paciente? Essas são algumas reflexões que você pode fazer a partir de agora. 

2 – TENHA UMA EQUIPE ALINHADA COM SEUS OBJETIVOS

Seu time de secretárias, atendimento e enfermagem será o primeiro contato do paciente na clínica, por isso todos devem compartilhar da mesma missão: oferecer um cuidado diferenciado, transmitindo ao cliente o quanto ele é especial dentro do consultório.

Por mais que você se esforce e entregue um bom trabalho, os serviços agregados também fazem diferença. Uma má experiência no agendamento, cadastro e exame pode quebrar a confiança e te afastar do objetivo.

3 – INTERAJA O MÁXIMO POSSÍVEL

Dentro do consultório, frente a frente com o seu público, é preciso dar atenção para estabelecer conexões. A confiança e a fidelidade são construídas com o tempo e demandam dedicação.

Durante o atendimento, nunca se esqueça de olhar nos olhos, dar espaço para o paciente manifestar suas queixas, ser cordial, coletar dados, registrar informações importantes, estabelecer uma conversa transparente, dar exemplos práticos e usar termos de fácil compreensão. Quanto mais experiências trocadas, maior a satisfação e segurança do paciente.

4 – OFEREÇA RECURSOS DIFERENCIADOS

Conforme mencionamos anteriormente, os serviços agregados devem sempre estar no seu radar. Por isso, viabilize a entrega de facilidades para o paciente, como a possibilidade de se consultar remotamente, realizar agendamentos on-line e muito mais. Pense na praticidade e no conforto como parte fundamental do seu negócio. 

5 – AUTOMATIZE PROCESSOS

O próprio agendamento on-line de consultas é um ótimo exemplo de automação. Além de evidenciar uma presença digital da clínica, ele é mais rápido que o atendimento telefônico, funciona 24 horas e não demanda a presença assídua de um colaborador dedicado à função. 

Outra dica interessante é a adoção de um prontuário eletrônico, dando adeus à infinidade de papéis que se acumulam na sua recepção. Esse recurso otimiza tempo, aumenta a produtividade da equipe, melhora a atenção dedicada ao paciente e reflete diretamente na qualidade da assistência prestada no consultório. 

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