COMO USAR O PRONTUÁRIO ON-LINE

Em um mundo cada vez mais digital, manter pilhas de papel no seu consultório pode comprometer a produtividade da equipe, reduzir ganhos financeiros e aumentar o risco de perder uma informação importante, como os registros no prontuário dos pacientes.

Para contornar essa ameaça, muitos médicos têm adotado o prontuário eletrônico (ou prontuário on-line) em suas clínicas. Em linhas gerais, trata-se de um sistema que concentra os principais dados da saúde de um paciente, do nascimento à sua morte, em ambiente digital, de maneira mais organizada, rápida, eficiente, completa, acessível e segura.

O QUE DEVE SER REGISTRADO NO PRONTUÁRIO?

De acordo com a Resolução nº 1.638 de 2002, do Conselho Federal de Medicina, o prontuário é um “documento valioso para o paciente, para o médico que o assiste e para as instituições de saúde”, por isso deve ser elaborado e preservado adequadamente pelo profissional. 

Assim como o documento em papel, a ferramenta eletrônica deve ter:

  • Identificação do paciente: nome completo, data de nascimento, gênero, nome da mãe, naturalidade e endereço completo;
  • Anamnese, exames físicos, exames complementares e resultados;
  • Hipóteses diagnósticas, diagnósticos definitivos e tratamentos recomendados;
  • Evolução do estado de saúde com descrição de cada procedimento executado;
  • Nome do médico, CRM e assinatura (manuscrita ou eletrônica, a depender do meio em que o documento é armazenado).

Além dessas informações, um bom prontuário pode conter descrições de alergias e reações adversas, histórico de saúde da família, cópias de exames de imagem, histórico de testes laboratoriais, medicamentos administrados e suas dosagens, cirurgias e outros procedimentos realizados ao longo da vida, internações, histórico de vacinação e muito mais. 

POR QUE ESCOLHER O PRONTUÁRIO ON-LINE DO ANCLINIC?

– Não precisa se preocupar com a papelada: com menor volume de papel, sua equipe ganha tempo para focar em atividades importantes e você não corre riscos de extravios e quebras de sigilo.

– Não é necessário começar do zero: ao aderir à ferramenta, você pode escanear e anexar os prontuários mantidos no papel até então. 

– Segurança e confidencialidade: você define quem terá acesso ao prontuário e a plataforma garante o sigilo dos dados sensíveis.

– Acesso remoto: com armazenamento em nuvem, as informações estão ao seu alcance a qualquer momento e em qualquer lugar.

– Cuidado centralizado: todas as consultas realizadas na clínica ficam registradas no mesmo prontuário, sem a necessidade de cada médico construir um histórico independente. Dessa forma, nenhuma informação é perdida, omitida ou desconsiderada.

– Melhor custo-benefício: o prontuário eletrônico é apenas uma das funcionalidades do AnClinic, um sistema completo de gestão médica. Com ele a sua clínica tem acesso a agendamentos on-line, rotinas de confirmação, controle de faturamento integrado aos padrões TISS da ANS e aplicado nas regras de negócio dos convênios, gestão financeira intuitiva, plataforma de telemedicina com pagamento on-line, prescrição digital de medicamentos com assinatura eletrônica e muito mais. 

Seu paciente merece um atendimento de excelência, e os recursos do AnClinic estão à disposição para te ajudar nessa jornada. Clique aqui para conhecer nossos planos e faça um TESTE GRATUITO por 15 dias.